segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ESMALTES


No Egito antigo já existia o costume de pintar as unhas e os dedos com
henna. Um tipo de esmalte, o mais parecido com o atual, foi criado na China no século III a. C. No Império Romano passou-se a valorizar o polimento das
unhas, que em geral era feito com materiais abrasivos.
Mais tarde ,em 1800 as unhas femininas apresentavam-se curtas, moldadas a lima, levemente arredondadas.
Ocasionalmente eram perfumadas com óleo vermelho e polidas com couro macio.
Em 1830 na Europa, o físico Dr Sitts, inspirado pelos palitos de dente desenvolve o primeiro instrumento que possibilita
empurrar a cutícula gentilmente para trás.Antes desse instrumento a cutícula era removida com todo tipo de metal, ácidos e tesouras.
A sobrinha do Dr. Sitt, em 1892 desenvolveu novo instrumento e fazia palestras sobre como tratar da cutícula e com isso surgiram os primeiros salões de manicure.
1900 - já havia um modelo precursor de esmalte de unha como o conhecemos hoje. Este esmalte era aplicado com um
pincel de pelo de camelo, entretanto, este esmalte não permanecia mais que um dia nas unhas.
1910 - foi fundada a primeira empresa de produtos de manicure em Nova York a Flowerey Manicure Products que produzia o famoso Emery Board , um tipo de lixa metálica que se tornou um produto básico para o tratamento de manicure.
1917 - a Vogue publica um anúncio Não Corte a Cutícula. Use a técnica Simplex, de Home Manicuring. O conjunto incluía um removedor de cutículas, um polidor de unhas, esmalte de unha, uma caneta branqueadora de unha, uma lixa (já de papelão) e um folder com instruções para fazer as unhas em casa.
Em 1970 começa a década dos esmaltes sintéticos. As unhas tornam-se extremamente longas através de várias técnicas e se tornam tendência.
Nos anos 90, a decoração das unhas não é mais limitada aos esmaltes - pedras preciosas e vários acessórios entram em uso.
Para os anos 2000, a ordem continua sendo ousar: as combinações de texturas e cores ganham ares futuristas. Assim como desenhos de flores pequenas esculpidas com o palito de dente.
Mas estilos, cores e tendências à parte, as unhas são um cartão de apresentação das mulheres modernas e mais uma marca registrada da personalidade feminina deste século.