domingo, 24 de abril de 2011

FAST-FOOD


A história das redes de alimentação rápida (fast-food) no Brasil talvez tenha iniciado no Rio de Janeiro, quando na década de 1950 o americano Robert Falkenburg, ex-campeão de tênis no torneio de Wimbledon (1948 e 1949), abriu a Falkenburg Sorvetes Ltda., que vendia exclusivamente sorvete de baunilha, com máquinas e receitas trazidas dos Estados Unidos. Nessa época, quando o jovem empreendedor acreditou na possibilidade de fazer sucesso no então Distrito Federal não existia o conceito de fast-food por aqui. Em 1952, abriu as portas da primeira loja Bob's, na Rua Domingos Ferreira, em Copacabana, lançando no Brasil o cachorro-quente(hot-dog), o hambúrguer, o milk-shake e o sundae.
A primeira investida estrangeira de sucesso veio somente em 1979, com a abertura da primeira loja do McDonald's no Brasil, também no Rio de Janeiro, na rua Hilário de Gouveia, em Copacabana. Para se entender a proporção do crescimento do mercado desde então, a rede americana sozinha (em dados de 2005) emprega cerca de 34.000 funcionários e possui em operação 1.146 pontos de venda sendo 544 restaurantes, 602 quiosques e 49 unidades de McCafé. No mundo inteiro, o Brasil atualmente é o 8o. maior mercado da empresa.
Desde então, o mercado que ainda nos dias atuais se mantém fragmentado, viu uma quantidade de redes se instalar e buscar espaço regionalmente, mas algumas poucas marcas se estabeleceram nacionalmente: Subway (americana), McDonald's (americana), Habib's(brasileira, origem SP, ver História do Habib's), Giraffas (brasileira, origem DF), Bob's (americana e brasileira, origem RJ), Vivenda do Camarão (brasileira) e Spoleto (brasileira, origem RJ). Como concorrentes diretos, o Habib’s e o Giraffa’s se juntam ao Bob’s, Subway e McDonald’s para comporem os cinco maiores grupos atuantes no mercado nacional, em número de pontos de venda e faturamento.